Após ser eleito com 50% dos votos, Lula revelou sobre seu novo plano de governo e prometeu acabar com o Auxílio Brasil. O benefício foi um dos motivos que levaram o candidato a ser eleito, pois durante campanha Lula prometeu segurar os 600 reais de auxílio e ainda mais 150R$ para mulheres com filhos menores que 6 anos.
A promessa, no entanto, elevou os votos de mulheres e de pessoas de família de baixa renda para o candidato petista. Portanto, recentemente, o plano de governo do presidente revela outro trecho.
Além disso, o Casa Verde e Amarela também chegará ao fim e o Minha Casa, Minha Vida voltará.
Na realidade, as mudanças serão válidas a partir de 2023, quando Lula tomar posse. Ele quer que os projetos voltem a ser como era antes, neste caso, o Auxílio Brasil voltará a ser o Bolsa Família. No entanto, o futuro presidente revelou que ‘não será para qualquer um’.
Pouco se sabe sobre as atualizações do programa, mas é esperado que sejam cobradas as frequências escolares das crianças e jovens pertencentes a famílias do Auxílio Brasil.
Além disso, vacinas com a da poliomielite e a da Covid-19 poderão ser cobradas entre os componentes do programa. Essa iniciativa seria uma forma do poder público evitar o crescimento de algumas doenças pelo país.
Portanto, no ano de 2023 o AUXÍLIO BRASIL acabará e dará continuidade ao Bolsa Família. Vale ressaltar aqui que as famílias já cadastradas e aptas a receber o benefício não precisam se preocupar com a mudança. Esse programa é permanente, independente da mudança no nome e nas regras, as famílias contempladas atualmente não deixarão de receber os recursos públicos.