Um caso extremo de unha encravada bilateral! Você já viu algo assim? As unhas encravadas ocorrem quando as pontas ou cantos das unhas crescem na pele ao lado da unha.
É mais provável que seu dedão do pé fique com uma unha encravada. Usar os pés extensivamente durante atividades atléticas pode torná-lo especialmente sujeito a ter unhas encravadas.
Atividades nas quais você chuta um objeto repetidamente ou pressiona os pés por longos períodos podem causar danos às unhas e aumentar o risco de unhas encravadas.
Existem diferentes tipos de tratamentos cirúrgicos para unhas encravadas. A remoção parcial da unha envolve apenas a remoção do pedaço de unha que está penetrando na pele. Seu médico entorpece seu dedo do pé e, em seguida, estreita a unha.
Durante a remoção parcial da unha, os lados da unha são cortados de forma que as bordas fiquem totalmente retas.
Um pedaço de algodão é colocado sob a parte restante da unha para evitar que a unha encravada se repita. O médico também pode tratar o dedo do pé com um composto chamado fenol, que impede o crescimento da unha.
A remoção total da unha pode ser usada se a unha encravada for causada por espessamento.
Seu médico lhe dará uma injeção local para a dor e, em seguida, removerá a unha inteira em um procedimento denominado matrixectomia.