>> O vídeo pode ser encontrado ao fim do artigo<< Unhas encravadas: o horror das extremidades dos nossos dedos. Quem nunca sofreu com aquele dedo do pé que parece que está sendo arrancado com uma machadinha? Se você não sabe do que estamos falando, é porque nunca teve o prazer de ter uma unha encravada.
Mas para os sortudos que já passaram por essa experiência, sabem como é sofrido. Parece que nada alivia a dor, nem mesmo uma dose dupla de analgésicos. E como se já não bastasse, tem também aquela vermelhidão, o inchaço e a sensibilidade ao toque. Ah, unhas encravadas, como vocês nos fazem sofrer.
E não importa a época do ano, nem a situação em que você está. Se você tem uma unha encravada, você é oficialmente prisioneiro dos seus sapatos fechados. Esqueça as sandálias, rasteirinhas ou chinelos. Você precisa de proteção e segurança nos seus dedos, e só os sapatos fechados podem dar isso a você.
E se você pensa que apenas os dedos dos pés são vulneráveis, sinto informar que você está enganado. As unhas encravadas também podem surgir nas unhas das mãos. É menos comum, mas acontece. E a dor é igualmente insuportável.
Mas chega de tanto sofrimento. O que podemos fazer para prevenir as unhas encravadas? Uma das principais causas é o corte inadequado das unhas, o que pode levar a uma curva e consequentemente ao encravamento. Então, nada de cortar as unhas muito curtas ou de forma arredondada.
Outra dica importante é manter uma boa higiene nos pés e mãos. Lave-os com frequência e deixe-os secar completamente. Evite sapatos apertados ou que não ofereçam espaço suficiente para os dedos. Se você for adepto(a) de unhas decoradas, atenção para a escolha do tipo de material utilizado. Alguns acabamentos podem tornar a unha mais grossa, o que aumenta a probabilidade de encravar. Veja esse vídeo: