[VÍDEO DO DESTAQUE AO FIM DO ARTIGO] A Podologia com certeza tem o seu valor! O número de pessoas interessadas em unha encravada tem aumentado significativamente nas redes sociais nos últimos tempos. O que para alguns pode ser considerado uma “nojeira”, para muitos a retirada de unhas é sinônimo de satisfação. E para você caro leitor, que gosta de assistir, podemos garantir que esse vídeo é um dos melhores.
Você imagina qual o motivo das unhas encravarem? Não precisamos nem pensar muito. O principal motivo é o crescimento amendoado ou arredondado, como queira chamar, das unhas.
Se os seus planos é nunca ter uma unha encravada, então cuide bem da sua higiene pessoal, principalmente com a manutenção no corte. Aahh, e não é qualquer corte tá? O ideal é manter o formato quadrado das unhas, para que assim os canteiros não consigam penetrar a carne esponjosa ao redor do dedo.
Sintomas da unha encravada
A unha encravada acaba causando dor e incômodo, mas também pode resultar em infecções e inflamação, com o surgimento, inclusive, de pus no local. Conforme a unha encrava evoluí, se não receber o devido tratamento, o paciente pode perder a mobilidade, ficando incapaz de colocar o pé no chão ou de digitar, devido ao nível de dor.
Veja também: ALERTA! Esses foram os sintomas que Preta Gil sentiu antes de descobrir o câncer no…Ver mais
Quem pode apresentar unhas encravadas?
O nome técnico dado à unha encravada é onicocriptose e a condição pode afetar pacientes de qualquer idade, mas é mais comum em adolescentes e jovens.
O suor e transpiração nos pés pode ser um forte aliado das unhas encravadas, piora ainda mais quando é associado a sapatos ou tênis apertados. Por fim, doenças que aumentam o inchaço natural dos pés, como o diabetes, a hipertensão, a obesidade, os problemas renais, cardíacos e da tireoide também podem fazer com que o paciente tenha uma facilidade maior em apresentar a unha encravada.